Unidade
Ponta Grossa

Ritmo das formas

Postado em: 08/dez/2020


Tatiane Hess

Este projeto nasceu da ideia de ambientes integrados e direcionados tanto para a área interna do terreno, E quanto para a vista do lago na fachada principal, mas com um objetivo primordial, receber familiares e amigos. Basicamente foram sobrepostos dois blocos principais em formato de “L”, criando uma volumetria simples, mas arrojada e cheia de nuances. Um volume triangular, projetado além do corpo da casa, abriga um hall de entrada externo, onde a porta principal se camufla ao longo de um belo ritmo de linhas verticais em madeira cumaru da Holzer. Dando continuidade a este ritmo, brises metálicos inclinados em 45°, protegem as aberturas envidraçadas da Weiku, da incidência do intenso sol oeste de verão, enquanto que no inverno os raios de sol descem no ângulo ideal para entrarem na casa. Ao abrir a porta, um leve pórtico vazado da Holzer separa o hall de entrada e o living principal. A passagem é demarcada por finos fachos de luz. Uma faixa horizontal em vidro, cruza do hall de entrada ao living. Abaixo dela um bloco em Michelângelo Nuvolato da Marmoraria Princesa dos Campos recebe a lareira ecológica.

Iluminações indiretas valorizam os painéis em lâmina de madeira cumaru. Perfis metálicos pretos embutidos no gesso abrigam a iluminação técnica da Pianowski Iluminação, perfeitos pela sua funcionalidade, leveza e elegância. Pendentes tubulares pretos descem do forro em diversas alturas, dando mais fluidez ao projeto luminotécnico. Portas deslizantes em madeira da Holzer, suspensas por um trilho superior, possibilitam isolar ou integrar a cozinha ao espaço gourmet conforme a necessidade dos moradores. Para o espaço gourmet foram aplicados alguns materiais mais rústicos como tijolinho à vista palimanam e granito preto escovado da Marmoraria Princesa dos Campos. Grandes aberturas da Weiku permitem um uso mais amplo da casa, fazendo com que os moradores e convidados possam circular de uma forma mais livre e criativa entre a área interna e externa.

Funcional e elegante esta cozinha foi concebida em três tons principais, o cinza, o branco e o caramelo. O F cinza do MDF e dos metais representam a contemporaneidade desta obra, o branco do Mármore Michelângelo Nuvolato a sua versatilidade e a solidez que o bloco de pedra simboliza; e por sua vez o tom caramelo, presente nas madeiras e no couro remetem as raízes de nossa origem, o uso destes materiais no passado trazem à nossa memória afetiva uma sensação única de conforto.
DE PORTAS ABERTAS, um desejo dos moradores tornado realidade.

O formato em “L” da casa, sendo sua maior porção direcionada a face Norte, garantiu que os quartos localizados no pavimento superior fossem privilegiados de luminosidade e de uma bela vista. A ampla sacada da sala de cinema permite a visibilidade do pôr do sol junto ao lago. O pavimento térreo por sua vez, abriga toda a área social, onde os ambientes principais se conectam interna e externamente. Novamente a posição solar foi milimetricamente planejada para que estes ambientes recebessem sol no inverno e o conforto da sobra no verão. A noite a iluminação artificial da Pianowski Iluminação cria um novo cenário. As amplas aberturas em PVC da Weiku voltam-se para um grande lounge externo com piscina, proporcionando novas experiências; um convite para viver entre amigos e família.

Matérias Relacionadas


Compartilhe: