Unidade
Ponta Grossa

Estilo e Funcionalidade

Postado em: 22/dez/2023


Projetamos essa residência com muito carinho, da concepção de arquitetura até os últimos detalhes de interiores. Trata-se de uma edificação de 421,76m², distribuída em dois pavimentos, sobre um terreno plano em um condomínio de alto padrão. São três suítes completas no pavimento superior e um extenso programa de espaços sociais no pavimento térreo, além das áreas de escritório, piscina e estúdio de música.

Desde a primeira versão do projeto, decidimos trabalhar com uma fachada robusta, imponente, lançando mão de volumes simples e estratégicos para direcionar o olhar do observador até o acesso da casa. A orientação da fachada principal a sul nos levou a projetar os ambientes de permanência voltados para as laterais e os fundos do terreno. Dessa forma, foi possível criar o efeito de uma fachada estanque, na qual as aberturas diretamente voltadas à face frontal receberam delicados filtros compostos por chapas vazadas executadas pela Visual Premium.

 

Logo no living de entrada, o pé direito duplo reafirma a imponência da edificação. A escadaria engastada conecta os espaços com leveza e neutralidade, enquanto os estofados e tapetes marcantes atestam a personalidade dos moradores.

 

Ao caminhar pelo pavimento térreo, passa-se em sequência pelas áreas de jantar, cozinha, home theater e área gourmet – todos espaços conectáveis entre si através de portas de passagem executadas pela Cauduro e Couto Marcenaria.

 

A marcenaria de todo o pavimento de estar foi pensada de forma a permitir uma diversidade de cenas e composições espaciais: conforme a ocasião, espaços são isolados ou integrados. O trânsito entre as cores e acabamentos de chapas, vidros e ferragens escolhidos para esses espaços acontece de maneira suave, adicionando mais contraste à medida que se caminha em direção à área externa da casa.

 

O trabalho extremamente detalhado de marcenaria nos permitiu personalizar cada ambiente, de forma a equipá-los conforme a rotina e as preferências dos moradores. Itens afetivos também fizeram parte central das composições: uma peça em madeira especialmente trabalhada para compor com o espaço da churrasqueira; o toque de cor certeiro que as fotografias de um artista querido trouxeram para a área de home theater. Com as mesas laterais e pufes, pudemos coordenar as cores e materiais da sala para dar lugar à imponente Poltrona Trenta, de Ibanez e Lorenzo Razzera – todos fornecidos pela Móveis Lourdes.

 

Quando se trata de aconchego, a madeira natural vem à cabeça. Na sala íntima, ambiente de chegada ao pavimento superior, montamos uma composição que traz a lâmina natural de madeira Goiabão em contraste com MDF alto brilho e um abuso de espelhos e perfis de iluminação linear. Conseguimos tornar caloroso um espaço de dimensões significativas, graças às peles da composição de tapetes somadas ao piso vinílico PG Pisos. Finalmente, como adição ao mix de tecidos, couros e madeiras, desenhamos mesas laterais e de centro com serralheria metalizada e porcelanato claro.

 

Da mesma forma que nos demais ambientes, o ponto de partida de cada uma das suítes foi a preferência dos moradores pelo contraste entre tons escuros e claros, mas de uma forma agradável, elegante e que permitisse harmonia entre todo o contexto da casa. Como o piso madeirado traz uma importante contribuição visual para os ambientes, orientamos nossas escolhas de cores e acabamentos da suíte master para uma paleta de tons neutros pendendo entre os cinzas e os tons fendi. Pudemos compor com uma gama ampla de neutros nos tecidos, chapas e revestimentos cerâmicos.

O efeito final do ambiente foi suavizado pela cortina wave Albach Persianas.

 

Nas suítes dos filhos, fica nítido o quanto a escolha de tecidos contribui na tradução da personalidade de cada um. A suíte B. tem uma linguagem fresh, cheia de materiais naturais e com a complexidade que o artesanal traz. Escolhemos cobre-leito, colcha e almofadas Magazine Enxovais que compõem com perfeição com as chapas de madeira curupixá e couro caramelo – um quarto leve, claro e feminino. As composições de espelhos com iluminação foram pensadas tanto para o closet, favorecendo a visualização do look completo, quanto para a área de maquiagem.

Já na suíte F., utilizamos uma iluminação mais focada e dramática. Trouxemos o preto dos equipamentos para a cabeceira, as ferragens e prateleiras. A escrivaninha funcional tanto para estudos quanto para games está posicionada estrategicamente: há espaço de sobra para mover os pufes livremente e compor outros espaços para jogar, assistir TV ou estudar com companhia.

 

Além de ambientes espaçosos, bem iluminados e ventilados, a residência tem um aproveitamento excelente dos espaços exteriores. Setorizamos os jardins de forma a organizar os usos de serviço, íntimos e sociais, permitindo que os dois recuos laterais e o grande quintal de fundos fossem todos utilizados com frequência. Propusemos grandes janelas e portas nessas três faces, executadas pela De Santis Esquadrias. Quando projetamos, raciocinamos com todas as fachadas do edifício, e não apenas a frontal – todas são igualmente interessantes e têm composições volumétricas coerentes entre si.

 

O estúdio de música localizado no jardim dos fundos pode ser completamente integrado à área da piscina, espaço gourmet e estar, favorecendo o uso efetivo desses espaços pelos moradores e seus visitantes.

Matérias Relacionadas


Compartilhe: