Arquitetura com Memória: Conectando Passado e Futuro
Postado em: 23/jun/2025
O apartamento CM112 nos desafiou com seus pilares, desníveis e questões de acessibilidade. Os clientes trouxeram três prioridades fundamentais: automação, segurança e aquecimento. Para o conforto térmico, a Vivaz Pisos e Portas trouxe duas soluções complementares: o piso aquecido e o acabamento vinílico, que além de suave ao toque, garante uma excelente troca de calor. No painel de TV da sala, enfrentamos o desafio de um ressalto de um pilar no meio da parede que comprometia o alinhamento do espaço. A solução foi criar um volume contínuo de pedra que disfarça o ressalto e cria um ambiente mais linear. Aproveitamos a profundidade para incluir um armário discreto, logo na entrada do apartamento. Assim sapatos, bolsas e casacos ficam em ordem logo na chegada de casa. Na integração com a cozinha, abrimos a parede para trazer mais leveza e criamos uma repetição dos materiais que conecta os ambientes. E, como o casal pediu para evitar tapetes, abraçamos a sala com painéis de madeira clara, garantindo aconchego e a delimitação suave dos espaços.
O O gesso baixo foi um empecilho que exigiu soluções criativas. A Pianowski Iluminação, com sua ampla variedade de produtos, nos proporcionou uma iluminação indireta por meio de perfis invertidos, trazendo uma atmosfera aconchegante e equilibrada para a área social. Pontos estratégicos de spots complementam essa iluminação, propiciando uma sensação de conforto e sofisticação em todos os momentos. Na sala de jantar, demos destaque à cristaleira de madeira escura, uma peça de grande valor afetivo para a cliente como herança da mãe, que agora brilha em meio aos tons neutros e claros do projeto. A sacada, por sua vez, ganhou vida ao receber a antiga mesa de jardim da família que sempre morou na mesma casa — um detalhe que resgata a memória afetiva e cria um espaço para novos encontros.
A estante metálica preta da sala foi escolhida para contrastar com a madeira clara e exibir as lembranças e novidades da família, além de acomodar a Alexa, que, com a instalação e a infraestrutura da Tech4House, funciona como a central de automatização do aparta mento — uma das principais prioridades do casal. O lavabo, antes apenas funcional, ganhou um novo visual, alinhado à linguagem da área social e pronto para receber com charme e sofisticação. Uma das suítes extras do apartamento foi transformada em um amplo home office: isolamos o banheiro e o integramos à área total do escritório. Nele, criamos um espaço de trabalho e oração, com sofá-cama para acolher a filha que mora longe. O painel de madeira dá continuidade visual ao ambiente e disfarça a antiga janela do banheiro, trazendo um resultado harmônico e funcional. Além disso, adicionamos armários estratégicos para armazenamento, inclusive para itens pouco utilizados, como a árvore de Natal — detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia.
No levantamento do quarto, notamos que uma viga mais baixa produzia uma quebra no pé-direito na entra da. Para resolver, criamos um forro amadeirado que abaixa toda essa entrada, emoldurando a cabeceira e trazendo uma iluminação indireta suave ao quarto. Os pendentes completam a cena, criando uma atmosfera acolhedora que lembra a tranquilidade e o charme de um quarto de hotel. O banheiro master une funcionalidade e elegância: armários embutidos atrás dos espelhos e acima da bacia sanitária organizam cada detalhe, enquanto o nicho vertical, que sobe até o teto, acomoda com delicadeza os itens de banho. Todo bom resultado é fruto de um bom trabalho e agradecemos aos fornecedores Tech4House, Vivaz Pisos e Portas e Pianowski Iluminação por sua prontidão, cuidado e atendimento de qualidade. Juntos, transformamos esse aparta mento em um verdadeiro lar funcional e cheio de história.