Unidade
Ponta Grossa

Afetivo e racional

Postado em: 28/set/2020


Tatiane Hess

Pedra, madeira e vidro dialogam nesta arquitetura funcional de geometria pura.

RACIONAL por seu projeto limpo e prático e ao mesmo tempo AFETIVO pelos elementos naturais aplicados no exterior e interior da casa, como a madeira e a pedra, que trazem intimismo ao morar.

Enquanto na fachada a pedra se apresenta de forma bruta através da pedra ferro filetada grafite, internamente ela ganha um ar de sofisticação por se apresentar na lareira em acabamento polido e com movimentos em dourado, naturais do mármore paraná nuvolato da Marmoraria Princesa.

A madeira além de ter um destaque importante na fachada, pelo tom “vivo” do Cumaru, é também a protagonista no hall de entrada, que por sua vez foi executado pela Simonetto em MDF carvalho taupo dando continuidade do exterior ao interior. A grande “sacada”desta composição de ripados verticais é que ela camufla três portas; a pivotante da entrada principal e as duas internas que acessam o lavabo e o home office.

Os tons de cinza, presentes na fachada e tão atuais, ganham vez no espaço gourmet através dos móveis em gris opaco da Simonetto e do belo mármore Donatello polido da Marmoraria Princesa, um dos poucos mármores que podem ser utilizados em bancadas de cozinha por ter sua composição em calcário dolimitizado e por sua alta compacidade.

Novamente a madeira tem seu papel fundamental, iluminada por barras de LED da Pianowski, os nichos e prateleiras “ganham vida” e equilibram a composição do conjunto.

A iluminação do ambiente é minimalista; “rasgos” no gesso distribuem a luz no ambiente como um todo, enquanto que spots direcionados iluminam a área de refeições. As barras em LED além de decorar, proporcionam uma excelente iluminação para as áreas de trabalho.

Um deck em porcelanato amadeirado destaca o lounge externo em móveis de corda náutica e fibras sintéticas, ideais para permanecerem ao tempo. Os pontos de luz da Pianowski completam o cenário poético do entardecer.

As esquadrias de alumínio preto da De Santis completam a composição de tons cinzas desta arquitetura contemporânea. Uma grande abertura da esquadria em quatro folhas no térreo, possibilita a integração do espaço gourmet com a área externa.

Matérias Relacionadas


Compartilhe: