Unidade
Ponta Grossa

ACOMPANHANDO O TEMPO

Postado em: 30/set/2017


Acompanhando o tempo

As edificações exigem manutenções constantes, tanto estruturais quanto em revestimentos, acabamentos e até mesmo na sua volumetria, na fachada. Quando se adquire um imóvel usado a reforma faz a adequação da edificação às necessidades da família, os espaços se transformam para receber um outro jeito de morar, os revestimentos se atualizam, a fachada se transforma. Desta maneira a casa passa a ter a identidade dos novos moradores, e a fachada é onde isso fica mais evidente, exposto aos que por ali passam.

Nesta casa a antiga fachada possuía um telhado com uma grande superfície, que dava a sensação de que a casa era pequena. Além desse fator a cor da casa e seus muros, além da vegetação no jardim frontal aumentavam a sensação de uma residência diminuta, encolhida entre seus vizinhos.

A proposta iniciou com a ideia de exibir a casa, trazer sua composição para o externo, para que ela deixasse de ser acanhada e passasse a uma peça de composição agradável na paisagem da rua.

Para que isso acontecesse o telhado deu lugar à platibanda, trabalhada com alturas diferentes, trazendo movimento e ampliando a fachada. Juntamente com esse trabalho as mudanças nas portas e janelas abrem a casa para o exterior. Uma composição de linhas e formas horizontais – nas marquises e faixas – e verticais – no elemento transversal que atravessa a fachada – exalta a nova forma. Os revestimentos se atualizaram, dando personalidade à edificação, juntamente com a cor escolhida pelos proprietários.

Idealizar uma mudança como esta é trazer à tona o maior desafio da profissão: o equilíbrio entre a forma e a função dos espaços destinados ao bem viver das pessoas.

Matérias Relacionadas


Compartilhe: